Alternativas Criativas Para Driblar a Crise

por | 23 jun 2016 | Sustentabilidade

Em tempos onde a palavra mais veiculada pela mídia é a crise precisamos buscar opções criativas para não nos deixar abater pela situação.

Uma excelente alternativa para reduzir o orçamento doméstico é ter um jardim permacultural em casa.

Cultivar flores e folhagens em um canteiro que divide espaço com ervas aromáticas, por exemplo, temperos, hortaliças e até legumes. Tudo orgânico é muito mais saudável.

Desta forma, além de diminuir os gastos com a feira da semana, ainda podemos desfrutar do prazer de colocar à mesa alimentos produzidos e cultivados por nós mesmos.

E quem mora em apartamento não tem desculpas, pois sempre há uma sacada ou área de serviço onde se pode plantar ao menos alguns temperinhos verdes ou ervas para o chazinho do final do dia, que cai muito bem nas noites frias de inverno.

Essas imagens são da sacada do apartamento onde moro.

Em um minúsculo espaço conseguimos cultivar tomates, tomates cereja, cebolinha, manjericão, poejo e até melões conseguimos colher no verão passado.

Sem muito esforço. Bastou escolher as plantas compatíveis com o espaço físico disponível e a incidência de sol no local, regá-las 3 ou 4 vezes por semana, adubá-las com o adubo produzido em nossa composteira doméstica e uma dose razoável de carinho.

Talvez, no final das contas, o impacto no orçamento do supermercado não seja tão relevante quanto esperado, entretanto posso apostar que no orçamento da farmácia e no das despesas médicas, será muito mais significativo, pois além dos benefícios anteriormente já citados, cultivar a terra, observar a natureza e seus ciclos, nos reconecta com nossa essência.

Faz-nos lembrar de que somos seres da natureza aliviando nossa alma do estresse cotidiano, estimula a criatividade e, de quebra, ainda diminui nossa pegada ecológica.

No final, não só nosso bolso, mas a natureza e nossa saúde agradecerão.

*Se você gostou e se identificou com o texto, e quer diminuir sua pegada ecológica ou saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Desenvolvemos projetos de sustentabilidade para empresas e residências.

Leve-nos para sua cidade. Entre em contato

contato@conscienciadegaia.com.br / (54) 9-9177-5548


Sobre a Autora

Sobre a Autora

Estefânia Michaelsen

Apaixonada pela Natureza e seus ensinamentos, em seus braços encontra inspiração para conduzir as mulheres em seus processos de cura durante as vivências e imersões. Astróloga, Moon Mother® e Psicoterapeuta, está sempre buscando novos saberes que possam lhe ajudar a se reconectar com seu EU Sagrado, inspirando outras mulheres a, igualmente, encontrarem seu caminho. Facilita grupos de mulheres desde 2013. É idealizadora da Caderneta da Lua e da Formação de Guardiãs de Círculo Feminino – Mulheres da Lua. Mãe da Natalia, da Laura e do Francisco.